Olá, pessoal! Hoje vou falar de 3 artigos que lemos sobre modelos didáticos. São assuntos super legais, e que realmente funcionam dentro de uma sala de aula.
Artigo: "Imagens 3D virtuais no ensino de Ciências: reconstruções de um modelo analógico do olho humano em aplicativo multimídia", de Welerson Morais e Ronaldo Nagem
Primeiramente, os autores acreditam que um modelo didático tem por objetivo facilitar o entendimento de conceitos científicos complexos, mas que têm que proporcionar a criação de modelos mentais nos alunos, ou seja, a modelagem. É por meio desta que o aluno pode contrastar o modelo didático apresentado pelo professor no material instrucional com o modelo mental que já possui em mente, mudando, talvez, até aquela teoria errada que tinha. Dentre todos os modelos didáticos, a computação gráfica e as animações computadorizadas possuem uma capacidade singular de representar fenômenos da natureza, algo tão corriqueiro dentro das Ciências. Além disso, a possibilidade de interação entre homem e máquina possibilitaria a construção de uma nova aptidão tanto em professores quanto em alunos, ou seja, a aprendizagem e a manipulação de uma nova mídia como recurso didático. Professores e alunos precisam se acostumar com o mundo global e tecnológico. Os autores analisaram quatro livros didáticos do ensino fundamental. Foi utilizada uma imagem de um olho humano para sua reconstituição em um modelo 3D.
Artigo: "Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas", de Tereza Orlando, Adriene Lima, Ariadne Silva, Carolina Fuzissaki, Cíntia Ramos, Daisy Machado, Fabrício Fernandes, Júlio César Lorenzi, Marisa Lima, Sueli Gardim, Valéria Barbosa e Thales Tréz
O artigo mostra modelos didáticos de baixo custo, para serem usados em salas de aula com estudantes de Biologia Celular e Molecular, em escolas onde não há tantos recursos financeiros para se aplicar. A Citologia e a Biologia Molecular emprega conceitos bastante abstratos e trabalha com aspectos microscópicos. Modelos biológicos como estruturas tridimensionais ou semi-planas e coloridas são utilizadas como facilitadoras do aprendizado. Entre vários modelos usados, está o tabuleiro da célula, feito a partir de peças separadas que vão sendo coladas nos espaços com velcros. Este modelo pode ser usado na explicação de cada organela com sua específica função. O modelo de membrana plasmática, que facilita o entendimento do posicionamento das moléculas dispostas nas camadas da membrana. Vale também um modelo de mitocôndria, que facilita a associação com as características de uma bactéria (teoria endossimbiótica), além de explicar as etapas de produção de ATP.
Vários modelos, como o de um núcleo interfásico, de transcrição e tradução, foram mostrados para turmas que antes não tinham conhecimento da relação destes modelos com as partes teóricas. O entendimento dos alunos foi muito mais real, com conclusões mais concretas e certas. Portanto, o uso de modelos didáticos para explicar teorias causa um bom rendimento nos alunos.
Artigo: "Desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino de desenho mecânico utilizando o conceito de prototipagem rápida", de Antônio Pertence, Daniel Santos e Helton Jardim
O desenho mecânico é realizado segundo um método de projeção, onde um objeto, ente um espaço tridimensional, é representado em vistas bidimensionais. A interpretação geométrica é etapa indispensável para fazer ou ler, com eficácia, um desenho mecânico.
O '3dform' é um programa didático de geração de objetos tridimensionais virtuais que utiliza a associação de sólidos elementares através de operações de soma, subtração e interseção. Para permitir maior flexibilidade e facilidade de desenho foi necessário viabilizar, como em qualquer programa gráfico, um sistema de salvamento e recuperação do desenho criado, pois, assim é possível parar e recomeçar um projeto a qualquer momento.
O desenvolvimento de modelos didáticos utilizando conceitos de prototipagem rápida tem-se mostrado interessante na Engenharia Mecânica. Mostrou-se ser bastante versátil.
É isso pessoal! Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário