sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Microscopia / Morfisiologia Celular e Tecidual / Anatomia Vegetal

Relação da Microscopia Ótica com a Morfofisiologia Celular e Tecidual e com a Anatomia Vegetal


O microscópio ótico é um aparelho fundamental para se trabalhar com a Biologia Celular e com a Anatomia vegetal, pois em ambas as disciplinas, estudam-se estruturas microscópicas, assim ele se torna uma ferramenta presente na maioria das práticas em laboratórios dessas disciplinas.
Na Biologia Celular, estudamos diversos tipos de células e tecidos, mais voltados ao corpo animal, suas funções e estruturas, as interações que existem entre elas e todo o processo que faz parte do desenvolvimento de um organismo. O microscópio , nesse curso, foi muito importante para a visualização e identificação de vários tipos de células e tecidos que foram estudados ao decorrer do curso.
Para a anatomia vegetal, o microscópio também foi muito importante, pois, por meio dele podemos identificar as diferentes estruturas presentes no corpo vegetal. Foi possível identificar diferentes características que determinam diferentes tipos de células, interpretando então suas funções e importâncias para o vegetal em estudo.
Assim compreende-se que a microscopia óptica permitiu aos biólogos avançarem profundamente em seus estudos, em diferentes ramos da ciência. Pois quando foi possível enxergar organismos e estruturas nunca vistas a olho nu, obteve-se então, uma grande compreensão do surgimento, do desenvolvimento e da habitação dos organismos no meio em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário